Cirurgia Odontológica

Cirurgia odontológica e enxerto ósseo

O nosso corpo vive em constante movimento, depositando novas células ósseas e removendo as antigas. No caso do osso que suporta os dentes, esse processo pode ser tanto útil como prejudicial. Por exemplo, se a adaptabilidade do maxilar permitir, um ortodontista, por meio de um aparelho, pode mover os dentes para uma posição melhor. Mas se o caso for de perda de um dente, as alterações ósseas resultam em consequências graves.

Felizmente, com as técnicas modernas de enxerto ósseo, o que foi perdido pode ser construído novamente. O enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico que normalmente é realizado no consultório odontológico. Uma incisão é feita na gengiva para obter acesso ao osso por baixo dele e, em seguida, o material de enxerto é adicionado.

O material do enxerto pode vir de seu próprio corpo. Esse material vem em uma variedade de formas: em pó, em 01-enxertogrânulos, massa ou de um gel que pode ser injetado através de uma seringa. O enxerto, que geralmente é coberto por uma membrana de colágeno para a reparação óssea ideal, vai agir como uma ponte para que seu corpo construa um novo osso.

Os enxertos ósseos são utilizados em odontologia para salvar dentes – quando a doença periodontal severa provoca a perda óssea, dentes podem tornar-se soltos e têm risco de serem perdidos. A fim de salvá-los, o osso em torno deles pode ser regenerado através de enxertia, isso aumenta suporte ósseo e ajuda a mantê-los no lugar.

As extrações, ou exodontias, são técnicas cirúrgicas de remoção dos dentes em casos em que os mesmos não podem mais ser reparados, como por exemplo, com restaurações ou próteses. Nesses casos, os dentes são removidos e devem ser repostos. Uma maneira de se fazer essa reposição é com os implantes dentários.

Para colocação de implantes dentários, são posicionados cirurgicamente suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles. Se você já apresenta perda óssea, o enxerto pode ajudar a regenerar o osso suficiente para colocar o implante com sucesso.

Extrações de Dentes
O principal objetivo da odontologia é preservar os dentes naturais e mantê-los saudáveis por o maior tempo possível. Há momentos, no entanto, que não há outra opção e um dente deve ser extraído. E isso pode ter uma variedade de razões, por exemplo, uma cárie muito profunda no dente; uma infecção que destruiu uma grande porção do dente ou do osso adjacente; ou falta de espaço suficiente.

Remoção de dentes do siso ou de leite
Esse procedimento não deve ser temido quando feito por uma mão experiente. Tenha em mente que um dente não é rigidamente fixado em seu osso circundante, como alguns podem imaginar. Na verdade, está ligado ao osso por meio de uma rede de fibras que formam o ligamento periodontal. Ao manipular cuidadosamente o dente, estas fibras podem ser rompidas e o dente libertado sem muita dificuldade.

Na maioria das pessoas, o terceiro conjunto de molares, geralmente chamados de dentes do siso, começa a aparecer entre as idades de 17 a 25 anos. No entanto, a chegada destes dentes pode causar incômodo e/ou a necessidade de remoção. A extração de um ou mais terceiros molares é um procedimento relativamente comum. Após uma análise aprofundada e testes de diagnóstico, como raios-X ou uma tomografia computadorizada, será avaliado a necessidade de extração dos dentes do siso.extração de dente

Algumas das razões para ter que extrair é que pode aumentar a chance de infecção bacteriana; um cisto pode se desenvolver em torno do dente do siso incluso, o que pode causar infecções e lesões no osso adjacente ou no tecido nervoso; os dentes do siso podem entrar em erupção em orientação torta, o que pode danificar os dentes ou outras estruturas anatômicas na mandíbula e/ou causar problemas de mordida; e a mandíbula ser muito pequena para acomodar todos os dentes, levando a aglomeração excessiva e as chances dos sisos tornarem-se impactados – ou seja, incapaz de emergir das gengivas, e potencialmente prejudicial para o osso ou dentes adjacentes.

Extração do dente do siso é, geralmente, um procedimento simples realizado por um cirurgião dentista e feito com apenas um anestésico local. No entanto, se vários dentes serão extraídos de uma só vez, uma anestesia geral ou sedação consciente podem ser administradas.

Em casos que o dente ainda está dentro do osso, o local da extração pode ter que ser aberto para o dente ser retirado. Quando a extração for concluída, o local será suturado para ajudar a cicatrização.

Perguntas frequentes:

Que cuidados ter após o procedimento de extração do siso?
O período de recuperação após a extração do dente do siso geralmente dura apenas alguns dias. Durante este tempo, o paciente deve descansar o quando possível ajudar na cicatrização, e tomar a medicação para dor, como prescrito. É normal haver algum sangramento no local da extração – podendo ser controlado ao morder suavemente sobre compressas de gaze, alterná-los conforme necessário, e descansando com a cabeça elevada em travesseiros.
Segurando uma bolsa de gelo na parte externa do rosto por alguns minutos pode ajudar a reduzir o inchaço no primeiro dia Man with a toothache. Pain in the human body on a gray background with red dotapós o procedimento. No segundo dia, o calor úmido quente de um pano colocado na bochecha pode torná-lo mais confortável. Enxaguar a boca com água morna e sal várias vezes ao dia também pode ajudar a aliviar o desconforto.

É necessário comer alimentos macios por alguns dias após a extração e ter cuidado ao escovar ou colocar qualquer coisa na boca até que a cicatrização esteja completa. Certifique-se de seguir as instruções pós-operatórias que serão dadas.

Como detectar o câncer bucal ou oral?
A triagem minuciosa para o câncer bucal é parte de seu exame dental rotineiro. A investigação inclui uma avaliação visual dos lábios, língua e no interior de sua boca, incluindo de manchas vermelhas ou brancas ou feridas incomuns. Você pode ser palpado para detectar a presença de caroços e inchaços, e sua língua pode ser gentilmente puxada de lado para uma visão ainda melhor. Uma luz, corante, ou outro procedimento especial, também podem ser usados para ajudar a verificar quaisquer zonas suspeitas. Se alguma coisa parece estar fora do comum, uma biópsia pode ser facilmente realizada.
Feridas anormais ou mudanças de cor no tecido da boca, lábios e língua, podem ser sintomas de câncer de boca – a maioria, no entanto, são completamente benignos. Mas feridas ou outras mudanças incomuns que não desapareceram por si só depois de 2 a 3 semanas devem ser examinadas. Lembrando que a única maneira de diagnosticar com precisão o câncer bucal é através de um exame laboratorial. O diagnóstico precoce, auxiliado por exames orais minuciosos regulares, é uma das melhores defesas contra o câncer oral.

Quem tem o maior risco de desenvolver o câncer bucal?
O câncer oral pode ser pensado como a doença de pessoas mais velhas, e ainda afeta principalmente pessoas com mais de 40. Mas, hoje, os mais jovens são o segmento de crescimento mais rápido entre os pacientes com câncer bucal. Isto é devido, principalmente, à propagação do Papilomavírus Humano sexualmente transmissível (HPV 16).
Mas, outros fatores de risco ainda se aplicam: pessoas de meia-idade, idosos, beber de forma moderada ou usuários de tabaco de longa data tem uma maior chance de desenvolver câncer oral. A exposição crônica ao sol, muito conhecido por causar câncer de pele, também está associada ao câncer nos lábios.