Cirurgia Oral

O osso remodela-se o tempo todo, pois o corpo deposita novas células ósseas e remove as antigas. No caso do osso que suporta os dentes, esse processo pode ser útil ou prejudicial. Por exemplo, a adaptabilidade do maxilar permite um ortodontista mover os dentes em uma posição melhor com o aparelho. Mas, no caso de perda de um dente como um adulto, as alterações ósseas resultam em consequências graves.

Felizmente, com as técnicas modernas de enxerto ósseo, o que foi perdido pode ser construído novamente, beneficiando tanto a saúde, quanto a aparência, através do reforço dos maxilares e dos traços faciais.

O enxerto ósseo é um pequeno procedimento cirúrgico feito através de uma incisão na gengiva para obter acesso ao osso por baixo dele, e, em seguida, o material de enxerto é adicionado.

O material de enxertia pode vir do próprio corpo do paciente, mas muitas vezes, vem do osso de um animal ou doador humano que tenha sido tratado por um laboratório para torná-lo estéril e seguro. Ou pode ser uma substância sintética. Material de enxertia vem em uma variedade de formas: em pó, em grânulos, massa ou gel. O enxerto, que geralmente é coberto por uma membrana de colágeno para a reparação óssea ideal, vai agir como um andaime para que seu corpo construa um novo osso.

Uso dos enxertos ósseos

Os enxertos ósseos são utilizados em odontologia para realizar as seguintes metas de tratamento:

• Salvando Dentes – Quando a doença periodontal severa provoca a perda óssea, dentes podem soltar-se e, até mesmo, serem perdidos. A fim de salvá-los, o osso em torno deles pode ser regenerado através de enxertia, o que aumenta o suporte ósseo e ajuda a mantê-los no lugar.
  • Extrações de Dentes – É muito comum o deposito de material de enxerto ósseo em soquete de dente logo após sua remoção. Dessa forma, o paciente pode substituir um dente por um implante dentário.
  • Implantes dentários – Os implantes exigem um bom volume e densidade óssea para alcançar excelentes taxas de funcionalidade. Em casos de perda óssea, o enxerto pode ajudar a regenerar o osso para colocar o implante com sucesso.

O que esperar

O procedimento para a colocação de um enxerto ósseo geralmente requer apenas anestesia local, por meio de sedativos e anestésicos.

Uma pequena incisão é feita no tecido da gengiva para ter acesso ao osso que vai receber o enxerto. Isso geralmente pode ser gerenciado por medicação anti-inflamatória e analgésica, assim como a terapia de gelo após o procedimento. Qualquer desconforto deve durar apenas um ou dois dias. Então, ao longo dos próximos meses, o corpo do paciente vai substituir o enxerto por seu próprio osso.

O principal objetivo da odontologia é preservar os dentes naturais e mantê-los saudáveis pelo maior tempo possível. Há momentos, no entanto, que não há outra opção e um dente deve ser extraído. Isso pode ter uma variedade de razões: dente severamente danificado por trauma ou cárie, ou um dente do siso que pode causar problemas.

Seja qual for a razão, a extração do dente é um procedimento de rotina. Esta pequena cirurgia dependerá de onde o dente a ser extraído está localizado na boca, e se suas raízes são semelhantes. Por exemplo, um dente da frente com uma única raiz reta é mais fácil de remover do que um molar com várias raízes.

Ainda assim, a extração do dente não deve ser temida quando feito por uma mão experiente. O paciente deve ter em mente que um dente não é rigidamente fixado em seu osso circundante. Na verdade, está ligado ao osso por meio de uma rede de fibras que formam o ligamento periodontal. Ao manipular cuidadosamente o dente, estas fibras podem ser rompidas e o dente libertado sem muita dificuldade.

Razões para a extração de um dente

Como mencionado acima, pode haver uma grande variedade de razões para a extração de um dente. Certifique-se de fazer perguntas sobre os prós e contras de qualquer tratamento dentário, incluindo a extração.

• Trauma ou doença – Em ambas as situações, existem várias maneiras para tentar salvar o dente. O dente danificado pode precisar de uma coroa com cobertura total, um tratamento de canal, ou ambos. Mas, às vezes, até mesmo esses métodos não são suficientes para manter o bom funcionamento do dente e a boa aparência, sendo preciso removê-lo e substituí-lo por um implante dentário forte.
  • Tratamento ortodôntico – Muitas vezes os dentes são extraídos quando apresentam um tamanho maior do que o das arcadas dentárias, uma situação conhecida como apinhamento. Depois, uma quantidade adequada de espaço é aberto para cima através da extração de um ou mais dentes. Os dentes mais frequentemente removidos por motivos ortodônticos são os primeiros pré-molares, que estão bem ao lado dos dentes caninos.
  • Remoção do siso – A extração precoce de dentes do siso pode evitar danos aos dentes vizinhos saudáveis, ossos, tecido gengival, mesmo nervos e vasos sanguíneos. Se um dente do siso está em uma posição ruim, é opção é removê-lo antes que suas raízes estejam totalmente formadas.
  • Dentes de leite – Se o dente de leite está fora de posição ou está perdido na sequencia correta, o dente permanente debaixo pode não entrar em erupção normalmente. Neste caso, a remoção do dente de leite pode prevenir a necessidade de tratamento ortodôntico mais tarde.

O processo de extração de um dente

O primeiro passo de extração exige um exame radiográfico para avaliar a posição das raízes dos dentes e da condição do osso circundante. Isso permitirá que quaisquer complicações possíveis possam ser previstas. Um histórico médico é realizado, para garantir que o paciente esteja saudável o suficiente para se submeter ao procedimento, e suas opções para anestesia serão discutidas.

Extração do dente geralmente é realizada com anestesia local, o que vai amortecer os dentes a serem removidos, os tecidos ósseos e a gengiva circundante.

Por vezes, no processo de remoção de um dente, uma pequena quantidade de material de enxerto ósseo processado em laboratório é colocado no local para ajudar a preservar o volume ósseo existe. Isto é particularmente importante quando a extração será seguida da colocação de um implante dental, que tem que se fundir com osso existente.

O que esperar após a extração do dente

Imediatamente após a extração do dente, o alvéolo dental será suturado (pontos) e coberto para controlar o sangramento. É normal sentir algum desconforto leve a moderado e / ou inchaço pós-operatório. Tomando anti-inflamatórios e analgésicos no dia da cirurgia, os sintomas devem ser controlados. Antibióticos também podem ser prescritos para garantir a cura livre de infecção. Comer alimentos macios até que você se sentir mais confortável também pode ser útil. Dentro de alguns dias, tudo deve voltar ao normal.

Mesmo sendo responsável por uma porcentagem relativamente pequena de todos os cânceres, o câncer bucal é tão perigoso quanto.

O exame de câncer bucal é rápido e indolor. Seu objetivo é identificar pequenas alterações nos tecidos de revestimento da boca, lábios e língua, que podem significar os estágios iniciais deste tipo de câncer. Se qualquer anormalidade é anotada, uma pequena amostra de tecido pode ser removida para mais testes em um laboratório.

Quem tem o maior risco de desenvolver o câncer bucal?

O câncer oral pode ser pensado como a doença de pessoas mais velhas, e ainda afeta principalmente pessoas com mais de 40. Mas, hoje, os mais jovens são o segmento de crescimento mais rápido entre os pacientes com câncer bucal. Isto é devido, principalmente, à propagação do Papilomavírus Humano sexualmente transmissível (HPV 16).

Mas, outros fatores de risco ainda se aplicam: pessoas de meia-idade, idosos, beber de forma moderada ou usuários de tabaco de longa data tem uma maior chance de desenvolver câncer oral. A exposição crônica ao sol, muito conhecido por causar câncer de pele, também está associada ao câncer nos lábios. Fatores genéticos são pensados para ter um grande impacto sobre pode ter a doença.

Detectar o câncer oral

A triagem minuciosa para o câncer bucal é parte de seu exame dental rotineiro. A investigação inclui uma avaliação visual dos lábios, língua e no interior de sua boca, incluindo de manchas vermelhas ou brancas ou feridas incomuns. Você pode ser palpado para detectar a presença de caroços e inchaços, e sua língua pode ser gentilmente puxada de lado para uma visão ainda melhor. Uma luz, corante, ou outro procedimento especial, também podem ser usados para ajudar a verificar quaisquer zonas suspeitas. Se alguma coisa parece estar fora do comum, uma biópsia pode ser facilmente realizada.

Feridas anormais ou mudanças de cor no tecido da boca, lábios e língua, podem ser sintomas de câncer de boca – a maioria, no entanto, são completamente benignos. Mas feridas ou outras mudanças incomuns que não desapareceram por si só depois de 2 a 3 semanas devem ser examinadas. Lembrando que a única maneira de diagnosticar com precisão o câncer bucal é através de um exame laboratorial. O diagnóstico precoce, auxiliado por exames orais minuciosos regulares, é uma das melhores defesas contra o câncer oral.

Na maioria das pessoas, o terceiro conjunto de molares, geralmente chamados de dentes do siso, começa a aparecer entre as idades de 17 a 25 anos. No entanto, a chegada destes dentes pode causar incômodo ou até a necessidade de remoção. A extração de um ou mais terceiros molares é um procedimento relativamente comum. Após uma análise aprofundada e testes de diagnóstico, como raios-X ou uma tomografia computadorizada, será avaliado a necessidade de extração dos dentes do siso. Aqui estão algumas razões mais comuns:

• Mandíbula muito pequena para acomodar todos os dentes, levando a aglomeração excessiva e as chances dos sisos tornarem-se impactados – ou seja, incapaz de emergir das gengivas, e potencialmente prejudicial para o osso ou dentes adjacentes.
  • Os dentes do siso podem entrar em erupção em orientação torta, o que pode danificar os dentes ou outras estruturas anatômicas na mandíbula e/ou causar problemas de mordida.
  • Caso o dente do siso não entre em erupção totalmente, pode aumentar a chance de infecção bacteriana.
  • Um cisto pode se desenvolver em torno do dente do siso incluso, o que pode causar infecções e lesões no osso adjacente ou no tecido nervoso.

O procedimento de extração

Extração do dente do siso é, geralmente, um procedimento simples realizado por um cirurgião dentista e feito com apenas um anestésico local. No entanto, se vários dentes serão extraídos de uma só vez, a uma anestesia geral ou sedação consciente podem ser administradas.

Em casos que o dente ainda está dentro do osso, o local da extração pode ter que ser aberto, para, assim, o dente ser retirado. Quando a extração for concluída, o local será suturado para ajudar a cicatrização.

Após o procedimento

O período de recuperação após a extração do dente do siso geralmente dura apenas alguns dias. Durante este tempo, o paciente deve descansar o quando possível ajudar na cicatrização, e tomar a medicação para dor, como prescrito. É normal haver algum sangramento no local da extração – podendo ser controlado ao morder suavemente sobre compressas de gaze, alterná-los conforme necessário, e descansando com a cabeça elevada em travesseiros.

Segurando uma bolsa de gelo na parte externa do rosto por alguns minutos pode ajudar a reduzir o inchaço no primeiro dia após o procedimento. No segundo dia, o calor úmido quente de um pano colocado na bochecha pode torná-lo mais confortável. Enxaguar a boca com água morna e sal várias vezes ao dia também pode ajudar a aliviar o desconforto.

É necessário comer alimentos macios por alguns dias após a extração e ter cuidado ao escovar ou colocar qualquer coisa na boca até que a cicatrização esteja completa. Certifique-se de seguir as instruções pós-operatórias que serão dadas.