Endodontia

A endodontia trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente – popularmente chamada de tratamento de canal

The stages of caries development. Surface caries.Deep caries  Pulpitis Periodontitis.

Quando a endodontia é indicada e quais são as causas?

O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).

Dentre os fatores que podem levar à realização do tratamento endodôntico, a cárie é a causa mais comum da inflamação pulpar. Os sintomas mais característicos que indicam o tratamento endodôntico é a dor espontânea.  Isto é, o dente começa a doer quando estimulado por calor, frio ou carga intensa – força durante a mastigação.

A dor nem sempre indica a necessidade de um tratamento endodôntico, os sintomas são observados em dentes cariados e em dentes com o colo exposto – retração gengival.

É preciso uma avaliação mais criteriosa, com a ajuda de raios-x e outras tecnologias atuais para um diagnóstico preciso.

De tempos em tempos, muitas pessoas experimentam algum desconforto bucal. Às vezes, pode sentir que a dor é proveniente de um grupo de dentes, em vez de um único.

29129371_xl

Esses sintomas podem indicar uma série de problemas dentários, incluindo problemas de canais radiculares e gengiva, e não deve ser desconsiderada. No entanto, se você conseguir ignorar a dor aguda, em muitos casos, ele irá desaparecer com o tempo. Mas isso não é uma boa notícia: Ele geralmente significa que o tecido infectado na polpa de seu dente morreu, e o nervo não está mais funcionando. É quando o problema pode se tornar mais grave.

9404076 - tooth anatomy (vital tooth, structure, bone, ligament) isolated on white background
12230662 - dental xray with red painful area