Periodontia

Periodontia é a especialidade odontológica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças das gengivas e estruturas que fixam os dentes aos ossos maxilares. Dentes com mobilidade, gengiva que sangra e mau hálito são sintomas relacionados à periodontite.

A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.

O sinal mais característico da doença periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço, etc., que pode levar a dois estágios.

Tartar, plaque on frontal teeth and gingivitis
  • Gengivite é o período inicial onde a gengiva fica inchada e sangra com facilidade, mas uma profilaxia profissional e orientação ao paciente para a escovação correta pode reverter facilmente o quadro.
  • Periodontite é o período da doença que teve inicio no processo inflamatório na gengiva, que se estendeu para os tecidos de suporte do dente. Tratar a periodontite não e uma tarefa fácil, exige do paciente um cuidado redobrado com a limpeza e higienização dos dentes. Visitas trimestrais ao periodontista são necessárias para que o tratamento seja efetivo, acompanhamento radiográfico para monitorar a formação de cálculos e a reabsorção óssea também faz parte da manutenção e prevenção para evitar a perda dos dentes.
12074712 - dental implantation procedure

Remoção do freio labial

Frenectomia é o nome da cirurgia onde se reduz o freio labial que pode ser superior ou inferior, ou então o freio lingual. Esse procedimento é realizado quando o freio causa retração gengival, diastemas, dificuldades na fala (língua presa), na higienização e, problemas periodontais.